III Festival de Férias

25 a 29 de janeiro de 2021

O Festival é um encontro didático que tem como principal objetivo o crescimento dos alunos e professores da ação Música na Rede. Serão diversas oficinas, tanto para a capacitação dos professores, quanto para complementar o ensino que os alunos recebem ao longo do ano letivo. Este ano, o Festival será online contando com oficinas e palestras para os projetos Bandas nas Escolas e Orquestra Sinfônica Jovem. As oficinas e mesas redondas serão transmitidas pelo zoom ou googlemeet.

Master Classes:
Aulas práticas de instrumentos para o aprimoramento técnico e musical dos alunos, voltada para postura, sonoridade, afinação, leitura e repertório.
Instrumentos:

Violino

(Tatiana Fernandes, Ismahel Carvalho, Juliany Machado)

Violoncelo

(Raquel Rohr)

Contrabaixo

(João Paulo e Alfredo Ribeiro)

Viola

(Ildefonso)

 

Oficinas

Compositores e suas épocas

(Heidy Ximenes)

Através desta oficina faremos uma viagem pela vida, história e música de três dos compositores mais importantes de todas as épocas: Bach, Mozart e Beethoven. Embarque conosco nesta viagem e enriqueça seu conhecimento musical.

 

Teoria e Percepção Musical

(Tatiana Fernandes e Lucy Graça)

Serão passados os conceitos básicos de teoria musical, facilitando o entendimento de partitura, leitura de notas, ritmos, intervalos, tonalidades, entre outros conceitos. E ainda serão abordadas 3 áreas essenciais para o desenvolvimento do estudo musical. O solfejo, o treinamento rítmico e auditivo. O objetivo é dinamizar a leitura do pentagrama e a habilidade de ouvir e identificar os sons musicais, afim de melhorar a execução do instrumento estudado.

 

Uso de aplicativos no estudo da música

(Luiza Nascimento)

Essa oficina irá abordar assuntos relacionados aos aplicativos de música para o sistema androide, como um acessório para o estudo da música.
Serão mostrados aplicativos para estudo de cantos, estudo de notas musicais, estudo de ritmos, estudo de afinação, estudo de partitura, estudo de tempo (metrônomo), estudo de edição de partitura e estudo de audição.
O objetivo é trazer ferramentas de fácil manuseio para ajudar o aluno e/ou profissional no estudo da teoria musical, que são ferramentas de acesso rápido e de fácil compreensão.

Jogos musicais e formas de aprendizagem com instrumentos de cordas friccionadas

(Monalisa Toledo e Guilherme Camargo)

De forma objetiva e lúdica, a oficina busca por traçar e direcionar planos de atividades que tragam aos participantes sobre a prática e o ensino-aprendizagem do ensino coletivo com os instrumentos de cordas friccionadas, sendo eles: violino, viola, violoncelo e contrabaixo, conduzindo assim, ao conhecimento na prática musical com esses instrumentos de cordas.

Aquecimentos e exercícios básicos para o instrumentista

(Bruno Macedo)

Essa oficina tem como finalidade esclarecer algumas dúvidas sobre a importância do momento de Aquecimento para os alunos iniciantes. Serão mostrados exemplos de exercícios de grandes professores e adaptados para todos os níveis de alunos de instrumentos de cordas.

 

O desenvolvimento da classe de cordas friccionadas no ES: desde os jesuítas até os dias atuais - breve relato

(Angelo dos Santos)

Oficina com a finalidade de conhecer o início do ensino formal e acadêmico de cordas no estado do Espírito Santo.

 

Mesas Redondas

Como despertar o interesse dos alunos em ingressar nas atividades?

Engajamento e vínculo não presenciais na relação aluno-professor.

Apresentações: estímulo ou objetivo?

Apresentação do livro “Rítmica Brasileira, Percussão Instrumental & Corporal”

Se você faz parte dos projetos Bandas nas Escolas ou Orquestra Sinfônica Jovem, acesse o formulário de inscrição clicando aqui.