Programa Música na Rede

O programa Música na Rede é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), que engloba os projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Jovem. Tem como objetivo ofertar o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, possibilitando assim a formação, difusão e valorização da música de concerto, envolvendo jovens da Rede Pública Estadual de Ensino, além de realizar pesquisa que avalie os impactos correspondentes, tanto para os alunos da rede estadual quanto para as políticas públicas de educação.

Os quatro projetos atuam em diferentes escolas pelo estado, oferecendo o ensino de variados instrumentos ou ainda aulas de canto coral. Para participar o aluno deve estar matriculado em umas das escolas da rede estadual de ensino participantes do programa Música na Rede, e verificar junto a secretaria quais as regras de inscrição e aulas ofertadas. As aulas de música são comumente realizadas no contraturno escolar, funcionando como uma atividade extracurricular.

Missão: Proporcionar crescimento profissional e pessoal. Mostrar possibilidades e conduzir os jovens a se tornarem bons profissionais, seguindo carreira musical ou não.

Visão: Atender todo o estado do Espírito Santo com o ensino de instrumentos musicais.

Valores: Música; Disciplina; Inovação; Integridade; Confiança;  Responsabilidade; Colaboração; Compromisso; Superação.