Orquestra Jovem de Violões Música na Rede realiza turnê no Rio de Janeiro com apresentações e visitas culturais
RIO DE JANEIRO - De 4 a 6 de julho de 2024, a Orquestra Jovem de Violões Música na Rede realizou uma turnê no estado do Rio de Janeiro, apresentando-se na Série Violões da AV-Rio no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e na aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Violões no Instituto Federal Fluminense (IFF) em Campos dos Goytacazes.
A Orquestra, formada por 23 estudantes de escolas públicas do Espírito Santo, abriu no dia 4 de julho a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Violões no Instituto Federal Fluminense, sob a coordenação do Professor Victor Matos. Após a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com a comunidade de estudantes da região para troca de experiências antes de seguir viagem para a capital carioca.
A turnê terminou no fim do dia 6 de julho com a apresentação na Série Violões da AV-Rio, um dos mais importantes eventos para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF).
A apresentação da Orquestra Jovem de Violões Música na Rede foi descrita como "surpreendente" por Nicolas de Souza Barros. Comumente chamado para tocar e lecionar em festivais de música no Brasil e no exterior, Nicolas é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), doutor em Música (UNIRIO – 2008) e um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como violões de seis e oito cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. Ele destacou a sonoridade, a sincronia e precisão rítmica, a afinação, a comunicação visual e musical do grupo, além dos arranjos bem construídos que incluíam trechos de batucadas executadas com precisão.
O professor ainda elogiou o apoio do Estado do Espírito Santo, que oferece bolsas de estudos, e reconheceu o trabalho do regente e arranjador Phillipp Areias, bem como dos coordenadores Bruno Soares, Fabiano Mayer, Marcelo Trevisan e do pesquisador Luís Ranna. Barros ressaltou ainda o espírito coletivo e disciplinado dos jovens integrantes, que resultou em uma apresentação de alta qualidade e energia, recebendo aplausos entusiasmados do público presente.
Bruno Soares, coordenador pedagógico do projeto Orquestra de Violões na Escolas, destacou a importância pedagógica e cultural da viagem. Segundo ele, a experiência foi uma oportunidade única para os jovens músicos mostrarem seu talento e dedicação, além de fortalecer o intercâmbio cultural e a valorização do trabalho artístico.
“Além dos concertos, os jovens músicos aproveitaram para conhecer alguns dos principais pontos culturais e turísticos do Rio de Janeiro. O roteiro incluiu visitas ao BioParque, AquaRio e Museu do Amanhã, que proporcionaram uma valorização do trabalho artístico, demonstrando a relevância da arte e da cultura na formação dos jovens”, contou Bruno Soares.
A Orquestra Jovem de Violões faz parte do Projeto Orquestra de Violões nas Escolas, é regida por Phillipp Areias, e já se apresentou em eventos importantes como o Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival Internacional de Violão do Espírito Santo, o Festival Orquestra de Violões e o Festival de Férias Música na Rede. Este projeto integra o Programa Música na Rede e é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)